Sobre o autor


Thadeu de Sousa Brandão

Sociólogo, Mestre e Doutor em Ciências Sociais pela UFRN. Professor Adjunto de Sociologia da UFERSA e do Mestrado Acadêmico Interdisciplinar em "Cognição, Tecnologias e Instituições" (CCSAH/UFERSA) - (Nota 4 CAPES). Líder do grupo de Pesquisa "Observatório da Violência do RN". Autor de "Atrás das Grades: habitus e interação social no sistema prisional", "A Senhora do Sertão: a Festa de Sant'Ana de Caicó" e co-autor de "Rastros de Pólvora: Metadados 2015" e de "Observatório Potiguar 2016: Mapa da Violência do RN". Apresentador do Programa Observador Político da TV Mossoró e 93FM. Colunista do Jornal O Mossoroense.

Política, Sociologia, Ciência, Cultura e Filosofia. Blog criado em 22 de Outubro de 2012 e organizado por Thadeu de Sousa Brandão.

Siga nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/profthadeubrandao/

Contato, críticas, sugestões e artigos: thadeubrandao@bol.com.br

domingo, 28 de abril de 2013

Projetos GEDEV: Mapeamento dos homicídios cometidos em Mossoró (RN)




Mapeamento dos homicídios cometidos em Mossoró (RN): estudo sociológico

Coordenador: Prof. Dr. Thadeu de Sousa Brandão
 
O projeto de pesquisa Mapeamento dos homicídios cometidos em Mossoró (RN): estudo sociológico tem por objetivo principal iniciar estudo relativo aos homicídios cometidos na cidade de Mossoró, estado do Rio Grande do Norte, entre os anos de 2010 a 2014. Propõe, especificamente, um mapeamento dos homicídios ocorridos na cidade assim como o levantamento das principais variáveis precursoras de tais atos, levando-se em consideração os aspectos econômicos e sociais envolvidos. A primeira etapa consiste em uma pesquisa documental que se fará a partir de processos, documentos oficiais e artigos jornalísticos. As principais fontes pesquisa (Base de Dados) serão: Data SUS; CIOSPE-PM/RN; e os dados jornalísticos. Dada a dificuldade nos dados oficiais e o acesso ao mesmo, as fontes jornalísticas na cidade se justificam como elemento comparativo e de controle, tendo em vista que praticamente todos os homicídios são noticiados. A classificação das variáveis será inspirada no modelo proposto pelo Mapa da Violência: 1) Variáveis factuais; 2) Variáveis sociodemográficas; 3) Variáveis situacionais e sociais; 4) Indicadores comportamentais precursores do homicídio; 5) Motivações/razões que levaram ao homicídio.
Palavras Chave: Violência – Homicídios – Mapeamento - Mossoró
Financiamento/Apoio Institucional: Não há.

Nenhum comentário:

Postar um comentário