Sobre o autor


Prof. Dr. Thadeu de Sousa Brandão

Sociólogo, Mestre e Doutor em Ciências Sociais pela UFRN. Professor Adjunto (IV) de Sociologia da UFERSA e do Mestrado Acadêmico Interdisciplinar em "Cognição, Tecnologias e Instituições" (CCSAH/UFERSA) - (Nota 4 CAPES). Líder do grupo de Pesquisa "Observatório da Violência do RN". Autor de "Atrás das Grades: habitus e interação social no sistema prisional", "A Senhora do Sertão: a Festa de Sant'Ana de Caicó" e co-autor de "Rastros de Pólvora: Metadados 2015" e de "Observatório Potiguar 2016: Mapa da Violência do RN". Apresentador do Programa Observador Político da TV Mossoró e 93FM. Colunista do Jornal O Mossoroense. Consultor da Comissão de Segurança Pública e da Comissão de Direitos Humanos da OAB/RN.

Política, Sociologia, Ciência, Cultura e Filosofia. Blog criado em 22 de Outubro de 2012 e organizado por Thadeu de Sousa Brandão.

Siga nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/profthadeubrandao/

Contato, críticas, sugestões e artigos: thadeu@ufersa.edu.br

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Projetos GEDEV: Desenvolvimento, Território e Energia Renovável

Desenvolvimento, Território e Energia Renovável: Diagnóstico socioeconômico em territórios ocupados pela Energia Eólica no litoral do Polo Costa Branca do Rio Grande do Norte.





Coordenador: Prof. Dr. Ângelo Magalhães Silva.
  
O projeto discute a relação desenvolvimento, território e energia renovável ao realizar um diagnóstico socioeconômico em territórios ocupados com a implantação de novas estruturas produtivas de energia renovável, especificamente os Parques Eólicos, em municípios do litoral do Polo Costa Branca do estado do Rio Grande do Norte. Propõe-se um diagnóstico composto da descrição e análise em escala local, por entender que há efeitos adversos no território e nas atividades socioeconômicas quando da produção de energia eólica e sua condição de ativo produtivo indispensável à eficiência energética e eficácia econômica recente. Também por considerar um item de agenda pública nacional fortemente estimulado por políticas públicas de incentivo a diversificação e investimento de longo prazo em sua cadeia produtiva. O diagnóstico possibilitará indagar se há um novo enclave econômico regional em curso, e se mesmo articulado às outras estruturas produtivas energéticas como o gás, petróleo e a infraestrutura de distribuição de energia já existente no RN, seus efeitos limitam ou contribuem no redirecionamento de investimentos de outros setores dinâmicos como o do imobiliário turístico. Cabe destacar que o estudo isenta-se de analisar as características técnicas da produção e distribuição da energia eólica, e sua articulação com a infraestrutura de distribuição energética já existente. Elas representam o contexto técnico científico dado, recebendo ênfase as dimensões socioeconômicas e territoriais por eles influenciados. 
Palavras Chave: Energia Eólica, Desenvolvimento, Rio Grande do Norte. 
Financiamento/Apoio: Não há. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário