terça-feira, 30 de julho de 2013

Participação do GEDEV na I Conferência Livre de Educação do Campo e Diversidade



Fonte: IFRN.

A I Conferência Livre de Educação do Campo e Diversidade, sobre o tema: “Construindo uma política pública de educação do campo e diversidade”, aconteceu ontem (26), no IFRN Campus Natal Central. O evento teve início na manhã e seguiu até o final da tarde, contando com uma programação de conferências no turno matutino e de colóquios por eixos temáticos no turno vespertino.
Na oportunidade, foi ressaltado o pioneirismo do RN na realização de um evento trabalhando esta temática, além da questão da interiorização do ensino, enfatizada pelo Diretor José Arnóbio e reafirmada pela secretária de educação e cultura, Betânia Ramalho.

Seguindo as atividades, o conferencista Ângelo Magalhães Silva, Doutor em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da UFRN, Professor de Sociologia da UFERSA e Coordenador do GEDEV, palestrou sobre “Cidadania, Vulnerabilidade Social e Educação do Campo”. A segunda conferência foi ministrada pelo professor Doutor Márcio Adriano Azevedo, do IFRN, com o tema “A Educação do Campo e a Diversidade no Contexto da CONAE 2014”.
Compuseram a mesa de abertura do evento, presidida por Betânia Leite Ramalho, Secretária do Estado da Educação e da Cultura; Márcia Gurgel, coordenadora do Fórum Estadual de Educação do RN; Rita Diana Freitas, representante oficial da educação do campo no conselho estadual de educação; Francisca Edinaide de Souza, coordenadora do Comitê Gestor de Educação do Campo, Raimunda Ferreira Freire, Diretora da 13ª DIRED (Apodi), José Arnóbio de Araújo Filho, Diretor Geral do IFRN Campus Natal Central; Marcos Cleber Alves, Subcoordenação da Educação de Jovens e Adultos; Lourdes Fernandes, representante da UFERSA.
O evento
A Conferência é realizada em parceria com o IFRN, pelo Fórum Estadual de Educação do Rio Grande do Norte, a Secretaria de Estado da Educação e Cultura do RN, e pelo Comitê Gestor de Educação do Campo do RN (COGEC/RN). Os objetivos da atividade é discutir a política de educação do campo e diversidade, com enfoque em ações e estratégias para o Estado. Segundo a organização do evento, o encontro contará com a presença massiva de educadores, representantes de pais e alunos das escolas do campo, incluindo indígenas, quilombolas, ribeirinhas, caiçaras presentes no interior do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observatório da Violência do RN lança Mapa da Violência 2017

O OBVIO - Observatório da Violência, em parceria com a Comissão de Segurança Pública da OAB, convida estudiosos e autoridades da área de...