quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Memórias do PET (Programa Especial de Treinamento)

Thadeu de Sousa Brandão, Sociólogo, Doutor em Ciências Sociais, Professor de Sociologia da UFERSA e Consultor de Segurança Pública da OAB/RN.
Quando ingressei no curso de Ciências Sociais da UFRN, naquele hoje longínquo ano de 1996, deparei-me com algumas oportunidades para aqueles que, como eu, tinham interesse em tornar-se um dia, professor universitário. Destas, a mais estimulante foi o programa PET (Programa Especial de Treinamento). Consistia basicamente em uma bolsa de dedicação exclusiva (na época, algo em torno de R$ 250,00), onde um conjunto de 12 alunos do curso participavam de atividades de estudo, pesquisa e formação técnica e teórica. 
Meu primeiro Tutor foi o grande Dacier de Barros e Silva, sociólogo weberiano que nos abriu as portas dos clássicos e da "vocação" para o saber acadêmico. Depois, Ilza de Araújo Leão de Andrade, cientista política, adepta da escola da escolha racional que nos ampliou a visão necessária da pesquisa e de uma formação especializada. Meus anos de PET quase coincidiram com minha graduação e, graças à bolsa e às várias oportunidades, pude seguir minha carreira acadêmica com certo planejamento. Fiz amigos que trago até hoje. A maioria, fora do próprio PET. Vivenciei em tempo integral a universidade, quando a mior parte dos meus pares não pôde fazê-lo.
Hoje, rememorando esse período, vejo como foi importante ter esse apoio. Vejo, com felicidade, a manutenção e ampliação (embora extremamente tímida) do programa PET, embora com outras características e nomenclatura. Não basta apenas permitir o acesso do aluno à universidade. Necessário é mantê-lo e permitir seu desenvolvimento.

Um comentário:

  1. Grande Thadeu, certa vez você comentou no curso de C&T que deixou o direito pra cursar ciências sociais, o que o levou a tomar essa decisão?? estou curioso.

    ResponderExcluir

Observatório da Violência do RN lança Mapa da Violência 2017

O OBVIO - Observatório da Violência, em parceria com a Comissão de Segurança Pública da OAB, convida estudiosos e autoridades da área de...