terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Números de Crimes Violentos Letais Intencionais (Homicídios) diminuem no RN

Os Crimes alcançaram crescimento de 7,54% durante o período de 1º de janeiro a 30 de novembro de 2014 com 1.497 ocorrências registradas pelo Sistema utilizado pelo Itep.



Na íntegra, via nominuto.com.


Após uma série de ações por parte da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesed/RN) para controlar o número de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs), estes alcançaram crescimento de 7,54% durante o período de 1º de janeiro a 30 de novembro de 2014 com 1.497 ocorrências registradas pelo Sistema SISNECRO que é utilizado pelo Instituto Técnico-Científico de Polícia do Rio Grande do Norte (Itep).
Já no ano de 2013 no mesmo período foram registradas 1.532 ocorrências com um aumento de 25,88% em relação a 2012 que registrou 1.217 casos, com um aumento de 12,89% em comparação a 2011 que registrou 1.078 CVLIs. Esta diminuição se deve a série de medidas e operações realizada pela administração do secretário estadual de Segurança, Eliéser Girão Monteiro.
Após assumir o comando da Sesed antes da Copa do Mundo, a atual administração realizou o melhor esquema de segurança entre as cidades-sede, com medidas elogiadas pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). Após a copa outras medidas foram tomadas como apoio da Senasp. A primeira foi a Operação Brasil Integrado - Ação Nordeste no período de 2 a 4 de setembro. A ação que foi elogiada pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, resultou na segunda Operação Brasil Integrado - Ação Fronteiras e Nordeste, que ocorreu durante o período de 4 a 5 de novembro e a Operação Brasil Integrado - Ação Nacional no dia cinco de dezembro.
Também foi oferecido pela Sesed o Seminário: Um Pacto pela Vida e pela Segurança, além das diversas operações realizadas nas demais cidades polos, como Mossoró, Caicó e Pau dos Ferros. Na atual gestão foram criados oito Conselhos Comunitários de Defesa Social. A Secretaria de Segurança do Estado realizou a Operação de Segurança - Eleições 2014 de 4 a 5 de outubro referente ao primeiro turno e 25 a 26 do mesmo mês pelo 2º Turno. Também novas ferramentas foram adicionadas ao sistema de Segurança do Estado como o WhatsApp “Disque Denúncia 181” e a Operação Verão Potiguar 2015, lançada na quarta e que realizará duas apresentações em São Miguel do Gostoso, litoral Norte, no sábado (13), às 10h e no domingo (14) na praia de Búzios, litoral Sul, no mesmo horário.

Comentário do GEDEV

Resta saber se isso significa uma real tendência de queda ou apenas uma desacentuação ocasional. No mais, não há indicação real de mudanças na estrutura da Segurança Pública efetiva. Taxas de homicídios oscilam ano a ano em cerca de 10% para mais ou menos, sem no entanto, haver influência de ação pública na mesma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observatório da Violência do RN lança Mapa da Violência 2017

O OBVIO - Observatório da Violência, em parceria com a Comissão de Segurança Pública da OAB, convida estudiosos e autoridades da área de...